Feliz ano do carneiro!

Por johanna nublat

Com a chegada do nosso novo ano, me antecipo e desejo a todos um feliz ano do carneiro!

Digo que me antecipo porque o ano novo chinês só será comemorado em meados de fevereiro, precisamente no dia 19 –a cada ano, essa data cai em algum dia entre final de janeiro e fevereiro. Sairemos, então, do ano do cavalo para o do carneiro.

O período que envolve o ano novo é chamado de Festival da Primavera e constitui a principal festividade para os chineses. Isso significa comida farta, superstições várias e milhões de chineses viajando para casa. Bem semelhante às nossas festas de final de ano, certo?

A Xinhua, agência estatal de notícias, explica bem o significado desse festival em um material especial publicado em 2013.

Foto de uma ilustração em um livro infantil chinês conta a tradição do ano novo
Foto de uma ilustração em um livro infantil chinês conta a tradição do ano novo (dezembro/ Johanna Nublat)

Ao analisar os pratos tradicionais da festa, podemos entender como funciona a superstição por aqui.

Por exemplo, os pratos preparados devem ser em número par, já que ímpar significaria dificuldade no ano que chega. Ou comer frango é auspicioso, porque frango (“ji”) se pronuncia da mesma forma que “acumular”. E por aí vai –o site que recomendei tem muitos outros exemplos.

Nada muito distante das nossas tradições, como pular sete ondas, usar roupa nova e branca, e comer lentilha.

Os chineses gostam de soltar fogos de artifício nessa época, como forma de espantar espíritos maus e a má sorte. Em uma matéria publicada na véspera do Natal, a Xinhua diz que o governo resolveu limitar as vendas dos fogos em Pequim este ano, como forma de reduzir a poluição na cidade.

E explica que, no ano passado, neblina e fumaça cobriram Pequim durante o festival das lanternas, que marca o final das festividades, o que fez subir de forma drástica o nível de poluição.

Para vocês terem dimensão dessa celebração, o governo da China estimou em 3,6 bilhões o número de deslocamentos de pessoas que aconteceriam durante os 40 dias que envolveu a festa de 2014.

Como disse no início do post, desejo a todos um excelente ano novo (seja chinês ou brasileiro). Com fogos para afastar a má sorte, e, de preferência, sem poluição!