Não me esperem para comer

Por johanna nublat

Nos restaurantes da China, os pratos de comida costumam ser compartilhados por todas as pessoas sentadas em uma mesma mesa.

Uma pessoa se encarrega de olhar o cardápio e escolher as carnes, os legumes, o arroz, etc que todos vão comer –o cardápio parece uma lista telefônica de tão grande, o que gera o comentário que escolher comida em restaurante chinês dá até “dor de cabeça”.

Bom, como todos vão comer de tudo, não faz sentido esperar que todos os pratos estejam prontos para que, só então, sejam servidos. E, assim, cada prato vai chegando à mesa à medida que vai ficando pronto.

Curioso é que esse hábito de trazer os pratos em etapas também se aplica nos casos em que os pratos de comida são individuais: ou em restaurantes internacionais, em que cada um pede a sua comida, ou nos casos raros em que a comida chinesa é para uma só pessoa da mesa. E, aí, fica aquela oposição da fome/vontade de comer a comida quente com a educação.

Os chineses também ficam confusos com a nossa prática sistemática de dividir a conta nos restaurantes, mesmo entre amigos ou familiares. Chega a dar um nó na cabeça deles o ato de passar vários cartões de crédito na mesma mesa. Por que um só não paga toda a conta e, na próxima oportunidade, outro amigo paga?

A etiqueta chinesa à mesa pode ser bem mais complicada que isso. Esse vídeo engraçado nos livra de alguns constrangimentos –ou da má sorte: lembrar de nunca virar o peixe!