Para você, a China está associada a que imagem?
País dos cacarecos, gigante da economia, falta de democracia, 20% da população mundial, moderna rede de trens de alta velocidade ou escorpiões para comer?
E em termos culturais, o que simboliza a China?
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Cultura da Inovação e Comunicação de Pequim e publicada pelo jornal “China Daily” fez o ranking dos principais símbolos que o estrangeiro associa com a China. O top três é: em primeiro lugar, o panda, seguido pelo chá verde e o conceito de yin/yang.
Em uma lista fechada de 18 itens, o pensamento de Confúcio está na quarta posição, a ópera de Pequim fica na nona colocação e o festival da primavera (tão importante para os chineses como o nosso Natal), na décima posição.
Na matéria, os pesquisadores dizem que a pesquisa identificou que importantes pensamentos e filosofias chineses ficaram mal posicionados, o que mostraria um desconhecimento significativo da cultura chinesa por países ocidentais.
A pesquisa ouviu nacionais dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Austrália, do Japão e da Coreia. Mas não é incomum ouvir de turistas brasileiros por aqui frases como “a China tem trens modernos, né?” ou “super tranquilo viajar com um bebê por aqui” ou ainda “mas é um lugar muito mais cosmopolita do que eu poderia imaginar”.
Ou seja, ainda é grande por toda a parte o desconhecimento a respeito dos aspectos sociais e culturais desse país de que tanto se fala.