Quais são os interesses, as dúvidas e as angústias que o lado de cá do mundo tem a respeito das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro?
Segurança, tamanho da rede hoteleira, rapidez na emissão de vistos, entrega das estruturas dos jogos no prazo acertado e a qualidade da água para realização dos esportes aquáticos.
De forma geral, essas foram as perguntas feitas pela imprensa chinesa na coletiva organizada pela embaixada do Brasil em Pequim, nesta terça-feira (4), para marcar o “countdown” de um ano para o início dos Jogos Rio-2016.
Segundo a embaixada, outros postos do Brasil no exterior terão eventos semelhantes nos próximos dois dias, para dar visibilidade à data e responder a algumas dúvidas.
Depois de uma apresentação que abarcou os custos do evento, o legado para o Rio de Janeiro, o quanto cada obra andou até aqui, entre outros tópicos, os jornalistas chineses puderam fazer suas perguntas (e, por elas, mostrar as dúvidas e preocupações dos chineses sobre o assunto).
Resumidamente, as perguntas foram:
- Que medidas de segurança serão adotadas no Rio de Janeiro?
- Como será solucionada a demanda por hotéis frente à oferta?
- As estruturas dos jogos estarão prontas a tempo? Os testes serão feitos sem atrapalhar a finalização das obras?
- A emissão de vistos para o Brasil será acelerada?
- Os grandes jogadores de futebol brasileiros não estão empenhados na divulgação das Olimpíadas?
- Para muitos chineses, será a primeira visita ao Brasil. Dicas?
- Os presidentes de outros países serão convidados para a cerimônia de abertura?
- Os chineses podem comprar os produtos das Olimpíadas de maneira online?
Após a coletiva, os representantes da embaixada também foram questionados pela imprensa chinesa a respeito da qualidade da água dos locais onde serão realizados os esportes aquáticos.
De forma geral, a representação brasileira respondeu que um efetivo extra de 85 mil homens será empregado na segurança do evento, cerca de 37 mil novos quartos estarão disponíveis na cidade do Rio, as estruturas estarão prontas a tempo, os procedimentos para vistos serão acelerado e as embaixadas terão reforço para facilitar a emissão, e que a qualidade da água é considerada adequada pelas autoridades competentes.
Ainda uma pergunta sobre o eventual impacto nos Jogos Rio-2016 dos escândalos de corrupção e da queda da economia brasileira foi feita por um jornalista português.